29 de Saraguro: Criminalização de protestos e racismo de estado no Equador
Please allow social and marketing cookies to show embedded content.
Durante agosto de 2015, várias manifestações contra o governo foram violentamente reprimidas, com a prisão de vários líderes do movimento social. A "greve e revolta nacional" havia sido convocada pela Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador, CONAIE, e organizações sindicais, em oposição às emendas constitucionais aprovadas pela Assembleia Nacional (especialmente na reeleição indefinida) e à rejeição da mineração em grande escala, exploração de petróleo no Parque Nacional de Yasuní, leis de terra e água, e em defesa da educação intercultural bilíngue e da justiça indígena (Research Group Psychosocial Action 2016). Nas semanas em que as manifestações duraram, o conflito se intensificou, o que resultou em 142 pessoas detidas pelas forças de segurança e 229 casos de agressões, prisões, tentativas de prisão e invasões em todos os territórios onde os protestos foram realizados (CONAIE et al., 2016: 7).
Em Saraguro, província de Loja, nas terras altas do sul do Equador, as organizações indígenas apoiaram a greve e incluíram demandas por educação intercultural bilíngue; sua satisfação com a proibição da comercialização de produtos lácteos, especialmente queijo; e a oposição à concessão mineira do Monte Fierro Urco. Como tem sido uma prática comum de mobilização indígena no país, os manifestantes chegaram à Rodovia Pan-Americana, bloqueando e permitindo o tráfego apenas em determinados momentos. O governo ordenou uma operação para limpar a estrada e sufocar as bases indígenas da revolta.
Em 17 de agosto de 2015, um contingente de cerca de mil policiais e militares chegou à periferia da cidade de Saraguro. As forças armadas atacaram indiscriminadamente manifestantes e outros povos indígenas que eram apenas espectadores. Eles usaram a força para recorrer a gás lacrimogêneo, spray de pimenta e violência física e verbal.
No total, a polícia prendeu 31 pessoas. A polícia deixou duas crianças irem embora e as 29 pessoas restantes foram levadas para a prisão, onde permaneceram por dezesseis dias. A batalha de 29 de Saraguro foi contra um processo de criminalização e judicialização que durou três anos. Após a incerteza durante a sua detenção, os 29 foram acusados do crime de paralisar um serviço público (artigo 346 do Código Penal). Cinco pessoas foram condenadas à prisão e receberam uma pena de 4 anos de prisão, devido às circunstâncias agravantes relacionadas com o estado de emergência, embora o Código Penal apenas estabeleça uma pena de 1 a 3 anos de prisão. Os advogados dos 5 condenados à prisão interpuseram recurso ao Tribunal Nacional de Justiça de Quito, onde se encontrava desde dezembro de 2016.
O sistema judicial agiu arbitrariamente, as garantias processuais foram violadas e as sentenças foram realizadas sem as provas necessárias para justificá-las. Neste caso, o sistema de justiça não foi imparcial, e as pressões do poder executivo para com o Judiciário para punir e, como afirmou um representante do Ministério do Interior na saída de uma audiência, "estabeleceram um precedente para as estradas não estarem bloqueadas". Além disso, a sentença não foi apenas desproporcional, mas o réu a considerou humilhante, incluindo o "curso de treinamento para não ser uma ameaça à segurança interna do país". Os juízes basearam sua sentença em uma noção de "perigo abstrato", isto é, ações que prejudicam a sociedade e, de acordo com seu argumento, os acusados são coautores de um plano. Perante isto, um membro da equipa de advogados comentou: "É aí que vejo o racismo a entrar, porque eles assimilam que todos os povos indígenas fazem parte desse enredo", sem qualquer evidência do que foi, como e onde é suposto. O plano foi desenhado.
Em maio de 2017, a CONAIE propôs ao novo presidente eleito um processo de anistia e perdão a 98 pessoas com processos judiciais de protesto social e a 13 que já haviam sido condenadas. A perspectiva de 29 Saraguro difere da proposta de anistia promovida pela CONAIE, porque acreditam que pedir uma anistia implica aceitar sua culpa: "Você não pode pedir anistia por algo que não fez". Finalmente, em 7 de agosto de 2018, após três anos, as cinco pessoas sentenciadas à prisão depois de 29 Saraguro foram declaradas inocentes, após uma audiência de apelação no Tribunal Nacional de Justiça. Nenhum funcionário do Estado ou operador do sistema de justiça foi responsabilizado por prisão injusta.